Unidade/Período
Dúvidas
Segunda a sexta: 7h30 às 12:30h | 13h30 às 21h40
Sábado: 8h às 12h
Central de Atendimento:
(61) 3397 5251 | 3046-3252
A Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade Mauá é destinada ao profissional graduado que tem como objetivo refletir sobre os parâmetros educacionais específicos da Educação Especial e seus desafios. É para o apaixonado pela gestão das áreas de educação e pedagogia que proeja aprimorar, desenvolver e capacitar sua compreensão, percepção e conhecimento no campo da pós-graduação Lato Sensu. O aluno da Pós em Educação Especial, terá a oportunidade e o privilégio de mergulhar nos recônditos das obras dos vultos da Deficiência Auditiva e Libras, Oficia Linguagem Corporal, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e muito mais, analisando e refletindo sobre cada uma delas e estabelecer relação histórica, científica, cultural e sociológica.
PÚBLICO-ALVO
O Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva é destinado aos profissionais da educação;
- Professores licenciados em Pedagogia ou Normal Superior,
- Diretores de escolas, e de outras áreas afins que têm interesse em desenvolver sua carreira destinada a educação de alunos especiais e com deficiências, destacando que este processo e população são muito importantes para o mundo educacional no país como forma de desenvolver o processo do direito de igualdade e cidadania.
AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC:
O curso atende todas as exigências da Resolução nº 01 de 08/06/2007
OBJETIVO DO CURSO:
Formar especialistas aptos a atuarem com a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, possibilitando o conhecimento sobre as questões pedagógicas e psicológicas e a compreensão das potencialidades, das limitações e das diferenças dos portadores de necessidades especiais, redimensionando as diferentes correntes metodológicas que embasam a educação especial.
METODOLOGIA:
Aulas teóricas e práticas expositivas com dinâmicas de grupo, seminários, análise e debates do conteúdo ministrado em sala de acordo com o tema da aula.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação é calculada da seguinte forma: o aluno deverá ter a somatória de 6,0 (seis) pontos entre as provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina em uma escala de zero a dez e frequência mínima de 75% da carga horária total do conteúdo.
Data e nº dos encontros |
Disciplinas “Tema” para as Aulas da Pós-Graduação |
CH |
1º |
Educação Especial e os diferentes tipos de ne3cessidades especiais 1 |
30 |
2º |
Educação Especial e os diferentes tipos de ne3cessidades especiais 2 |
30 |
3º |
Deficiência Intelectual |
45 |
4º |
Tecnologia Assistiva |
45 |
5º |
Deficiência auditiva e surdez |
45 |
6º |
Transtornos Globais do Desenvolvimento |
45 |
7º |
Comunicação alternativa |
45 |
8º |
Deficiências Multiplas |
45 |
9º |
Deficiência Visual: Baixa visão e cegueira |
45 |
10º |
Salas de Recursos multifuncionais |
45 |
11º |
Deficiência física e mobilidade Reduzida |
45 |
12º |
Legislação e Políticas Publicas denInclusão |
30 |
13º |
Didática e Metodologia do Ensino Superior |
45 |
14º |
Metodologia científica |
30 |
15º |
Apresentação do Trabalho final |
30 |