Image

Ferramentas de Pesquisa

Existem muitas ferramentas para gestão da pesquisa disponíveis aos autores, pesquisadores e estudantes.
Em um contexto de pesquisa, tais ferramentas podem ser utilizadas para buscar informação, comunicar, colaborar, organizar, divulgar e mensurar a produção de pesquisa de forma eficaz.

Algumas ferramentas são consideradas tradicionais, como as bases de dados multidisciplinares, outras se classificam como modernas e na atualidade há as bases inovadoras e experimentais.

Muitas bibliotecas disponibilizam a informação que você precisa sem qualquer tipo de interesse econômico. Há também uma infinidade de sites de busca acadêmica, bancos de dados científicos, portais científicos e publicações eletrônicas disponíveis livremente e são de acesso livre na Internet, não necessitando de cadastros ou senhas. Conheça algumas:

Scielo – Scientific Electronic Library Online.  É uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.  ()
BVS - A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é  uma rede de fontes de informação online, que representa um instrumento de difusão do conhecimento científico e técnico em Saúde e tem como objetivo o acesso equitativo às informações relevantes na área. Acesso livre.
 
BVSP - A Biblioteca Virtual em Saúde Pública permite o acesso online a uma coleção de fontes de informação que inclui literatura técnico-científica, textos completos, eventos nacionais e internacionais, notícias e informação de apoio à tomada de decisão. Acesso livre.
 
WorldWideScience – é uma porta para a ciência global, composto por bases de dados nacionais e internacionais e portais científicos. É multilíngue e fornece em tempo real os resultados da pesquisa e a tradução do conteúdo. 

DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso à periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisão por pares. DOAJ é independente. Todo o financiamento é através de doações, 40% das quais provêm de patrocinadores e 60% de membros e membros da editora . Todos os serviços do DOAJ são gratuitos, inclusive sendo indexados no DOAJ. Todos os dados estão disponíveis gratuitamente.

Google Acadêmico – fornece de uma maneira simples acesso à conteúdos acadêmicos.  É uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.

Springer Link – proporciona aos pesquisadores acesso a milhões de documentos científicos de revistas, livros, séries, protocolos e trabalhos de referência.

RefSeek – é um mecanismo de busca na web para estudantes e pesquisadores que visa tornar a informação acadêmica acessível a todos. RefSeek busca em milhões de documentos, incluindo páginas da web, livros, enciclopédias, revistas e jornais. Oferece aos estudantes uma ampla cobertura de assuntos sem sobrecarregar o mecanismo de busca, aumentando assim a visibilidade de informações acadêmicas, muitas vezes perdidas em links patrocinados e resultados comerciais.

JURN – é uma ferramenta de busca única para encontrar artigos acadêmicos e livros gratuitos. Oferece uma ampla cobertura de revistas eletrônicas nas áreas de artes e humanidades e do mundo natural e ecologia. JURN aproveita ao máximo o Google, mas concentra sua pesquisa através de um índice desenvolvido e aperfeiçoado por seis anos pela equipe do site.

BASE – Bielefeld Academic Search Engine. É um dos buscadores com mais quantidade de informação do mundo, especialmente para recursos acadêmicos de acesso aberto, desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld na Alemanha. BASE oferece mais de 80 milhões de documentos de mais de 4.000 fontes, com acesso a textos completos de aproximadamente 60-70% dos conteúdos indexados.
ERIC – disponibiliza recursos relacionados à educação atual para a pesquisa e a prática.

ScienceResearch.com – coloca à disposição do público a sua tecnologia capaz de pesquisar na “deep web” e fornecer resultados de qualidade, apresentando conteúdos de outros sites de pesquisa. Os resultados são obtidos nas 300 coleções de ciência e tecnologia, eliminando os conteúdos duplicados e mostrando por relevância as informações, conforme a pesquisa.

Contato

Telefone
(61) 3397 5251

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira:
Das 7h às 12h e 13h30 às 21h30

Sábados:
Das 8h às 12h

Copyright© 2018 Colégio e Faculdade Mauá. Todos os direitos reservados.

Search