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Unidade/Período

Vicente Pires: Matutino e Noturno. (ingressantes a partir de 2/2018)

Coordenador

Profº Fausta Matos

Dúvidas

Apoio Administrativo: 
Segunda a sexta: 7h30 às 12:30h | 13h30 às 21h40
Sábado: 8h às 12h

Central de Atendimento: 
(61) 3397 5251 | 3046-3252
Apenas em 2010, por meio da lei 12.309/2010 foi regulamentada a profissão de tradutor da língua de sinais, publicada em 02/09/2010. Mas como se dá a formação deste profissional?  Em conformidade com o decreto 5.626/2005, a formação do tradutor/intérprete de LIBRAS deve dar-se por meio de cursos de extensão, graduação em Letras Libras e/ou em cursos de pós-graduação organizados em instituições educacionais.  Esta última formação implica necessariamente em produções acadêmicas e científicas. Este aspecto é muito relevante para a área, que devido ao seu rescentismo apresenta inúmeros questionamentos, os quais compreendem desde a atuação prática até a própria teoria linguística da LIBRAS.  Neste cenário de ampliação do mercado de trabalho para docentes e intérpretes de LIBRAS cresce a importância dos cursos de pós-graduação na área, os quais estão cada vez mais sendo procurados, assim como a necessidade de boa formação na área.
 

OBJETIVO DO CURSO
Proporcionar a formação de profissionais capazes de planejar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido, acerca da Língua Brasileira de Sinais, ampliando, capacitação e especializando profissionais que trabalham com pessoas surdas, tais como, professores, tradutores e intérpretes, proporcionando-lhes fundamentos teóricos e práticos na área da surdez,

haja vista, a necessidade de se atender as exigências da legislação nacional na área de atendimento às pessoas com necessidades especiais

METODOLOGIA
Aulas teóricas e práticas expositivas com dinâmicas de grupo, seminários, análise e debates do conteúdo ministrado em sala de acordo com o tema da aula.
 
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação é calculada da seguinte forma: o aluno deverá ter a somatória de 6,0 (seis) pontos entre as provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina em uma escala de zero a dez e frequência mínima de 75% da carga horária total do conteúdo.

Data e nº dos encontros

Disciplinas “Tema” para as Aulas da Pós-Graduação

CH

Metodologia Científica

30

Legislação e Políticas Públicas de Inclusão

30

Fundamentos da Libra

45

Introdução à Lingua de sinais

40

Básico de Libras

45

Deficiência Auditiva/Surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares – 1

30

Deficiência Auditiva/Surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares - 2

45

Linguística e Libras

60

Sintaxe, semântica e Pragmática

45

10º

Metodologia do Ensino de Libras

45

11º

Legislação e Políticas para surdos-mudos

45

12º

Diversidade, Inclusão e Novas Tecnologias para Libras

35

13º

Cultura surda

45

14º

Didática e Metodologia do Ensino Superior

30

15º

Apresentação do Trabalho de conclusão

30

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