Image

Unidade/Período

Vicente Pires: Matutino e Noturno. (ingressantes a partir de 2/2018)

Dúvidas

Apoio Administrativo: 
Segunda a sexta: 7h30 às 12:30h | 13h30 às 21h40
Sábado: 8h às 12h

Central de Atendimento: 
(61) 3397 5251 | 3046-3252

A Pós-Graduação em Coordenação Escolar da Faculdade Mauá é destinada ao profissional graduado que tem como objetivo a especialização em Coordenação Pedagógica e se propõe a formar um profissional com habilidades e competências múltiplas e que seja capaz de atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração. É para o apaixonado na arte de projetar, aprimorar, desenvolver e capacitar sua graduação e conhecimento da Pós-Graduação  pela gestão que proeja aprimorar, desenvolver e capacitar sua compreensão, percepção e conhecimento no campo da pós-graduação Lato Sensu. O aluno da Pós em Coordenação Escolar terá a oportunidade e o privilégio de mergulhar nos recônditos das obras dos vultos da Mídia, Tecnologia e Aprendizagem, Diversidade e Inclusão Social e muito mais, analisando e refletindo sobre cada uma delas e estabelecer relação histórica, científica, cultural e sociológica..

PÚBLICO-ALVO

  • gestores;
  • coordenadores;
  • secretários;
  • psicológicos e demais profissionais, portadores de diploma superior com especial interesse na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. 

 

AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC
O curso atende todas as exigências da Resolução nº 01 de 08/06/2007

OBJETIVOS DO CURSO:

Objetivo Geral
Contribuir para a qualificação do orientador educacional na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.

Objetivos Específicos
- Estimular a reflexão sobre o papel e as atribuições da orientação educacional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do educando;

- Propiciar oportunidades aos orientadores educacionais de conhecerem e analisarem práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação;

- Estimular o desenvolvimento de práticas de orientação na perspectiva de uma escola democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem;

- Qualificar profissionais para atuarem na função técnico-pedagógica de Orientação Educacional;

- Aperfeiçoar e qualificar os profissionais que atuam como orientadores educacionais;

- Desenvolver habilidades e competências na elaboração e implementação de projetos;

- Qualificar o processo de ensino e aprendizagem por meio da atuação do orientador educacional

Metodologia
Aulas teóricas e práticas expositivas com dinâmicas de grupo, seminários, análise e debates do conteúdo ministrado em sala de acordo com o tema da aula.

Sistema de avaliação
A avaliação é calculada da seguinte forma: o aluno deverá ter a somatória de 6,0 (seis) pontos entre as provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina em uma escala de zero a dez e frequência mínima de 75% da carga horária total do conteúdo.

Data e nº dos encontros

Disciplinas “Tema” para as Aulas da Pós-Graduação

CH

Metodologia Científica –

30

Gestão da convivência escolar ética e cidadania

30

Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

30

Orientação Educacional – Teoria e Prática

30

Políticas Públicas e Legislação Educacional

30

Gestão democrática: teoria e prática

30

Gestão estratégica de pessoas e Liderança

30

Educação inclusiva e o papel do gestor

30

Supervisão escolar: teoria e prática

30

10º

Neurociência e Educação

30

11º

Dificuldades de aprendizagem

30

12º

A construção do objeto de estudo da psicopedagogia e seu âmbito de atuação

30

13º

Orientação Profissional

30

14º

Projetos interdisciplinares

30

15º

Didática e Metodologia do Ensino Superior

30

16º

Apresentação do trabalho final

30

Total

 

480H

 

Image
Copyright© 2018 Colégio e Faculdade Mauá. Todos os direitos reservados.

Search