
Unidade/Período
Coordenador
Dúvidas
Segunda a sexta: 7h30 às 12:30h | 13h30 às 21h40
Sábado: 8h às 12h
Central de Atendimento:
(61) 30276500
A Pós-Graduação em Psicopedagogia da Faculdade Mauá é destinada ao profissional graduado que tem como objetivo especializar o profissional das áreas de educação e psicologia na prevenção e tratamento das alterações de ensino- aprendizagem. É para o apaixonado pela gestão que proeja ensinar, aprimorar, desenvolver e capacitar sua compreensão, percepção e conhecimento no campo da pós-graduação Lato Sensu. O aluno da Pós emPsicomotricidade, terá a oportunidade e o privilégio de mergulhar nos recônditos das obras dos vultos dos, Fundamentos da Psicopedagogia, Aspectos Neuropsicológicos do Desenvolvimento, Diagnóstico Psicopedagógico e muito mais, analisando e refletindo sobre cada uma delas e estabelecer relação histórica, científica, cultural e sociológica.
PÚBLICO-ALVO
- O curso de pós-graduação a distância em Psicopedagogia Institucional, é destinado aos já profissionais da:
- Educação;
- Dentre professores licenciados em pedagogia ou normal superior;
- Professores da educação básica
- Professores de educação especial;
- Gestores escolares, e outras funções da área, que procuram se inserir melhor no universo educacional de seus alunos e, a partir de suas dificuldades e facilidades, elaborar estratégias eficientes para o desenvolvimento dos mesmos.
METODOLOGIA
Aulas teóricas e práticas expositivas com dinâmicas de grupo, seminários, análise e debates do conteúdo ministrado em sala de acordo com o tema da aula.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação é calculada da seguinte forma: o aluno deverá ter a somatória de 6,0 (seis) pontos entre as provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina em uma escala de zero a dez e frequência mínima de 75% da carga horária total do conteúdo.
Data e nº dos encontros |
Disciplinas “Tema” para as Aulas da Pós-Graduação |
CH |
Professor(a) |
1º |
Fundamentos da psicopedagogia, desenvolvimento moral e ético da profissão. |
20 |
Silvia |
2º |
Educação inclusiva, lei de diretrizes e bases da educação especial. |
20 |
Renata |
3º |
Revitalização das instituições: família, escola e sociedade. |
20 |
Fabrícia |
4º |
Psicologia do desenvolvimento e educação. |
20 |
Silvia |
5º |
Teoria psicanalítica educacional e a Psicanálise infantil. |
20 |
Iêda |
6º |
Aspectos psicanalíticos do processo de construção do conhecimento |
20 |
Carla |
7º |
Dificuldades e distúrbios da aprendizagem. |
20 |
Roger |
8º |
Fundamentos da neurologia e Psicomotricidade. |
20 |
Patrick |
9º |
Diagnostico, intervenção e avaliação psicopedagogica da aprendizagem em leitura e escrita – Psicogêneses da leitura e escrita. |
20 |
Luciana |
10º |
Diagnóstico, intervenção e avaliação da aprendizagem em matemática. |
20 |
Carla |
11º |
Diagnostico, intervenção e avaliação psicopedagogica por meio de jogos. |
20 |
Cristiane |
12º |
Psicopedagogia institucional e o diagnóstico clínico. |
20 |
Silvia |
13º |
Adequação Curricular. |
20 |
Cristiane |
14º |
Didática do ensino superior |
20 |
Cardoso |
15º |
Metodologia da Pesquisa |
20 |
Roger |
16º |
Estágio Supervisionado Institucional e Clínica. |
120 |
Silvia |
17º |
Docência no ensino superior |
20 |
Roger |
18º |
Apresentação do trabalho final |
120 |
Cardoso |